domingo, 13 de março de 2011

Profecia Maia: O fim do mundo*

Olá galerinha
Bom dia, boa tarde, boa noite ou boa madrugada..

Pra quem tá acompanhando esses desastres no Japão deve, assim como eu, estar com o coração na mão. Mas não só pelo ocidente, aqui no Brasil também estamos vivendo dias de aflição por causa de enchentes e deslizamentos no sudeste do país, e parece que os nossos jornalistas já largaram essa noticia ‘velha’ de mão, pois a cobertura completa dos jornais é no Japão, e não aqui em nosso país.
Mas isso não vem ao caso agora, não aqui pelo menos. Bom, todos lembram, sabem ou já ouviram falar da famosa profecia Maia, e pra quem não conhece, fiz uma breve pesquisa sobre o assunto.

Segundo a profecia maia, o mundo acabará em 21/12/2012, com uma estranhos eventos, não muito legais, como a colisão de meteoros com o planeta e um ciclo solar que terá em seu ‘pico’ em 2012 e causará o caos na terra, deixando boa parte da humanidade, se não toda ela, sem luz. Atualmente estamos sofrendo com uma série de desastres naturais, mas em minha opinião, esses desastres são causados pelo próprio homem, como exemplo o famoso efeito estufa. Como li em algum lugar: “o homem é o ‘parasita’ do planeta, e o planeta reagirá para erradicar essa ‘praga’.”
Enfim, há muitas teorias sobre o assunto, e aqui tem um artigo da revista Galileu, onde cientistas mencionam suas teses sobre o calendário maia:

“Calendário de conta longa é apenas um entre os vários que os maias usavam. Assim como os nossos meses, anos e séculos, ele se estrutura em unidades de tempo cada vez maiores. Cada 20 dias formam um “mês”, ou uinal. Cada 18 uinals, 1 tun, ou “ano”, cada 20 tuns faziam um katun e assim sucessivamente. Enquanto o nosso sistema de contagem de séculos não leva a um fim, o calendário de conta longa maia dura cerca de 5.200 anos e se encerra na data 13.0.0.0.0, que para muitos estudiosos (não há um consenso a respeito) corresponde ao nosso 21/12/2012.
Isso não significa que eles esperassem pelo fim do mundo naquele dia. “Os povos ameríndios não tinham apenas uma concepção linear de tempo, que permitisse pensar num fim absoluto”, diz Eduardo Natalino dos Santos, professor de história da América Pré-hispânica da USP. “Em nenhum lugar se diz que o ciclo que estamos vivendo seria o último.” A maioria dos estudiosos acredita que, após chegar à data final, o calendário se reiniciaria. Assim como, para nós, o 31 de dezembro é sucedido pelo 1 de janeiro, para eles o dia 22/12/2012 corresponderia ao dia 0.0.0.0.1.” 
[Revista Galileu]


 Da vista científica, essa profecia maia é um mito, e eu concordo, mas é interessante como temos algumas coincidências nessas catástrofes ocorrentes.
Repare:
11 de setembro de 2001 – Atentado terrorista ao World Trade Center.
11 de janeiro de 2011 – Inicio de deslizamentos  no sudeste do Brasil
11 de março de 2011 – Terremoto e Tsunami no Japão
Ao contrário do que dizem por ai, o terremoto no Haiti ocorreu no dia 12/01/2010 e não dia 11.(Já fugiu do papo ¬¬)

Que seja, o mundo não vai acabar em 2012, os maias previram datas além deste ano, e se acabar, espero que vocês estejam de consciência limpa e que tenham aproveitado o bastante de suas vidas, assim como eu =D. Vou rezar por todos vocês!

Obrigada
GabiAbbud

3 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaa o mundo ta acabandooooooo
    Corram todos,se joguem no chão...Ahhh*chora*
    É amiga estamos próximos do fim...Nem adianta mais estudar,porque não sobreviveremos...É por isso que eu já comecei a beber e dançar reggae,esse sim é o fim do mundo D=

    ResponderExcluir
  2. O mundo não vai acabar? Ah! =/
    ahusahus, brinks. Adorei a citação: “o homem é o ‘parasita’ do planeta, e o planeta reagirá para erradicar essa ‘praga’”. Concordo plenamente.
    Quanto a profecia Maia, acredito que a forma como ela foi interpretada é um tanto equivocada. Como mencionado no artigo da Galileu, é apenas mais um fim de um ciclo, assim como é o fim de um ano para nós...
    Otimo post, amore! Sei que estou atrasado, mas não deixaria de ler. Bjão

    ResponderExcluir