quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fanfiction

Olá pessoal..
Bom dia, boa tarde, boa noite ou boa madrugada..

Aqui neste post vamos ler um pouco sobre fanfictions, mas como não sou mestra nesse assunto, pedi a uma grande amiga minha que me ajudasse com ele =D.
Então aqui vai o texto, mantenha acesa a luz do quarto onde estiver e distância da tela. Obrigada, e boa leitura!


O que é Fanfic?

Muitas pessoas já ouviram falar em Fanfic, ou como são popularmente chamadas: Fics. Mas na verdade poucas são realmente aquelas que sabem o significado e a origem deste termo, o que ele denomina. E pra quem nunca ouviu falar ou não tem certeza, bem... Este é o lugar pra saber!
Fanfic é, para começo de conversa, uma abreviação do termo em inglês “Fan Fiction”, que significa uma ficção feita por fãs. Ou seja, costumam ser contos, romances, histórias escritas com base em uma obra oficial, como livros, filmes, histórias em quadrinhos, etc. Essas “fics” permitem ao fã de determinada obra recriar sua própria história, embasada ou nos personagens, ou no contexto, ou em algumas características da obra original, sem fazer parte necessariamente do enredo oficial.
Há quem escreva fanfic para ter o puro prazer de ver, na história, fatos ou acontecimentos que desejava ter visto na original, quer dizer, os fãs costumam realizar os seus desejos quanto à história, ou quando acham que algo poderia ter sido diferente, melhorado, misturado, mais emocionante, mais real, mais ilusório, etc. É uma liberdade que o fã de determinada obra possui para se sentir mais próximo e/ou satisfeito com a obra que gosta e admira. Entretanto, Fanfic não se resume apenas a isto.
Fanfics podem ser, também, grande forma de homenagem ao Autor legal das obras tão amadas mundo afora. Perceber que um livro, ou um filme, é tão bom a ponto de um fã disponibilizar tempo para se dedicar a uma fanfic deve ser uma grande honra ao escritor da original. Por outro lado, há quem usufrua das fanfics para que possa criticar ou defender pontos de vista divergentes da original, de forma pacífica.
Com o avançar desta “moda”, Fanfic se tornou popular na internet, apesar de ainda existir muitas dúvidas sobre o que seja isto. Hoje já existem sites que disponibilizam espaço para que os “autores de fanfic”, ou “ficwriter”, exponham suas histórias. Muitos desses sites são restritos a temas, como “Fanfics de mangá”, “Fanfics de Harry Portter”, “de Crepúsculo”, etc. Porém, há sites abertos onde a variedade se sobrepõe. Desta forma, os fãs de determinadas histórias alcançam um nível muito mais abrangente em contato com outros dos seus, podendo se relacionar uns com os outros e conhecer novas formas de reler a mesma obra, afinal, cada pessoa é capaz de fazer uma leitura diferente do mesmo produto.
“Além de sites dedicados à armazenagem de fanfics, com o desenvolvimento de ferramentas de publicação de texto mais práticas (como os blogs e fóruns) foi desenvolvida uma grande área de fanfics interativas, uma espécie de cruzamento entre este tipo de literatura e jogos de RPG. Os personagens destes são usualmente originais, seguindo uma história paralela a da obra original, tomando emprestadas algumas situações, seus e personagens e acompanhando sua cronologia. Cada autor/jogador controla um personagem e os rumos da história são discutidos em fóruns e e-mails”.
(Wikipedia).


Neste mundo das Fanfics já existem leis sobre direito autoral para os autores que criam personagens originais em suas fanfics, exceto nos casos onde os personagens já caíram em domínio público. Todavia, por ser grande o número de sites na internet com estes fins e os custos de um processo judicial ser alto, este tipo de criação literária é permitida por ser realmente criada pelo fã, exposta, sem a finalidade de obter lucros.
Existem diversos tipos de Fanfic. Conhecendo algumas delas:

Doujinshi

Trata-se de Fanfic japonesa, fundamentada nos mangás, escritos e desenhados por fãs destas séries, como se fosse uma fanzine de um mangá. O termo emana de Doujin ou grupo literário, que era a forma tradicional de produção, e Shi, que significa revista ou distribuição. Alguns podem considerar trabalhos de aficcionados (fanwork), para muitos são simplesmente publicações de mangá de pequena tiragem.

Mary Sue

Outro estilo é denominado Mary Sue, um formato mais piegas em forma de conto, romance ou novela, melodramática e apelativa. O nome do estilo é uma homenagem à Tenente Mary Sue, uma personagem de fanfics de Jornada das Estrelas dos anos 80 que definiu o arquétipo da personagem perfeita altamente idealizada.
Também são chamados Mary Sue (ou Gary Stu, na versão masculina) as fanfictions onde o personagem principal é praticamente onipresente, sendo completamente inatingível.
Cross Over
São Fanfics onde se misturam universos diferentes, como Naruto/Bleach, Crepúsculo/Harry Potter.
Darkfic
Fanfic abundante em cenas depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes. É são adversas às fanfics definidas pelo termo "waffy".
Deathfic
É basicamente onde os personagens principais morrem.
Saga
São fics com muitos capítulos, geralmente mais de 20/25.
Self Inserction
É quando o escritor participa da trama, interagindo com os personagens.
Fetichismo - Atração por peças de roupas, objetos ou determinadas partes do corpo.
POV
Point of View. É quando a fic é narrada em primeira pessoa. Ponto de vista do personagem principal. Quem narra é algum participante da história.
OC
"Original Character". É quando a fic possui algum personagem criado pelo autor da fanfic.
Side Storie
Fanfic (não necessariamente) curta que explica um fato ocorrido numa outra fic. Um tipo de "bônus". Um capítulo que não se encaixa no meio da história original. Geralmente é de um capítulo apenas.
What If
O que aconteceria se a história tomasse um rumo diferente. (Ex: Harry Potter voltar ao passado para salvar o mundo bruxo; Sasuke Uchiha descobrir que seu irmão é inocente, etc.).
Oneshot
Fanfic que contém somente um capítulo (one-shot: um-tiro (por ser uma leitura rápida), seja ele curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes.
Songfic
Quando a fanfic segue acompanhada da letra (e/ou tradução) da música, escolhida pelo autor, como trilha sonora. Geralmente seu gênero é drama e são Oneshots.
Longfic
Quando a história tem capitulos longo e geralmente a história tem muitas voltas.

Dentre diversos outros, há ainda gêneros como Lemon, Dark Lemon, Citrus, Lime, Hentai, etc. (Vale ressaltar que existem sim censuras para determinadas histórias, e os leitores devem ser alertados pelo site, pelos autores, antes dos capítulos).
De toda forma, Fanfic é um gênero literário que pode se tornar muito mais importante do que é hoje, da forma que vem caindo no gosto popular e virando mania, passa-tempo, gosto e prazer tanto para quem lê, quanto para quem escreve.
Eu me chamo Camila Guimarães e sou leitora e escritora de fanfics e originais, e gostaria de convidar você, que se interessou por este gênero novo, a conhecer um pouco deste mundo da Fanfic em:


Apareçam e espero que gostem!
Mila.




Pois é pessoal, como vocês viram, ela não se satisfez em fazer um simples texto, ela fez 'O Texto'!

Essa é a minha amiga Camila, estuda comigo, escreve magnificamente bem e, pra variar, participa de um site de fanfictions. Eu já li as fics dela e recomendo a vocês que leiam também, pois são muito boas!!
Obrigadão Camilinha, vou te chamar mais vezes pra me ajudar aqui.

Obrigado pessoal, espero que tenham gostado.

Abraços, GabiAbbud

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Educação, ou a falta dela...

Olá pessoal, bom dia, boa tarde, boa noite ou boa madrugada...

Eis aqui um assunto que me deixa completamente indignada: a falta de educação que alguns servidores, ou consumidores têm com o próximo.

Certa vez, entrei em um ônibus de Belém, e sentei-me ao lado do cobrador, este puxou conversa comigo e ficamos papeando o resto de minha viagem. Até que chegamos a um tema que me chamou muita atenção, vindo da parte dele: a falta de educação de alguns passageiros. Ele comentou comigo sobre certas coisas que o irritam normalmente (virei psicóloga de cobrador), e uma delas é quando ele está cochilando, e um passageiro, ao invés de chamá-lo educadamente, grita ou bate a moeda no vidro. Você pode estar pensando: ”Por que ele está cochilando em horário de trabalho?” Será que não é cansativo acordar 5h da manhã, entrar em uma droga de um ônibus, só sair dele às 22h e ainda precisar ouvir reclamações e xingamentos de pessoas que nunca viu na vida? Duvido se não é! Esse pode até não ser o trabalho dos sonhos desse cara, mas isso não é razão para tratá-lo de forma inferior.


E quando nós, consumidores somos ‘vítimas’ de um trabalhador irritado ou estressado, esse sim eu não tolero mesmo. Eu, pelo menos já passei muito por essa experiência, seja no ônibus quando o motorista não pára o carro quando faço sinal, ou em lojas e mercados, quando os atendentes nos tratam mal. Mas hoje, passei pela pior de todas. Fui à minha médica, e estava com algumas dúvidas com os resultados do meu exame, ai tive a infeliz (e nesse caso foi infeliz mesmo) idéia de tirá-las... Uma DROGA! A mulher simplesmente desdenhou de mim, me tratou como se eu fosse uma deficiente mental (sem preconceitos!) e não respondeu absolutamente nada que eu já não sabia (como se eu realmente fosse obrigada a saber mais do que eu sabia). Sinceramente, quase a mandei para longe. Porra, eu esperei duas horas pra ser atendida, porque ela se atrasou, fui atendida em quinze minutos, e muito mal atendida. Só de pensar que estou pagando o salário dela me dá mais raiva e vontade de denunciá-la, afinal ela não tem nenhum outro objetivo como médica que não seja ajudar seus pacientes, e ela não é e nunca será melhor do que alguém simplesmente por sua profissão!



Ambos os casos já devem ter acontecido, pelo menos, com 99% da população. Penso que se alguém está com problemas familiares ou qualquer outro, deixe atrás de sua porta, pois outras pessoas não têm nada a ver com eles.


Sim, esse é um post de protesto! Desculpem alguns palavreados meus aqui, isso realmente me irrita!

Obrigada.
GabiAbbud

sábado, 19 de fevereiro de 2011

'Meus pais me odeiam'

Olá pessoal =D
Aqui estamos nós de novo em um post só para descontrair.

Segundo algumas pesquisas feitas por mim e minhas companheiras, baseadas em listões de aprovados de algumas faculdades do Pará, encontramos e fizemos uma lista de nomes que vocês, futuros pais, não devem colocar em seus filhos de forma alguma, para que eles não passem por situações complicadas nas escolas, faculdades, etc..

Aqui vai a lista dos aprovados no curso de 'Meus pais me odeiam':

ARLESSON
ARLLON
ALANCLEY
ARGEL
ARIELSON
AYLA
AYLAN
ADENIO (Elemento químico)
ALTAIRLEY
APOENNA
AURINETE
ABILIO
ALCICLEY
ARIMA
ALMERINDO
BLENO
CINDOMAR
CLENCY
CIRNE
DELIS
DANUZA
DELCIO
DAISA
EDIGLEISE
ESEQUIAS
ELISIRIA
ÉVILA
EDMUR
EDIRFRAN
ERE ROLLA (O melhor xD, O pai ama ele!!)
EROM
EMMANO ('Vem cá...')
FLAUDIANO GELSILENE
GERLANY
GILMAIRA
HERCULANO
HÉRICLES
HERMANN
HERCILON
HEIDY
HULLY
IRWING
IWKLEYANNE (Não sei nem pronunciar)
IZIANE
JOVELINA
JASSAR
JADIEL
JHOLAISSA (WTF.)
KIYOFUMI
KELERMAN
KAYONNE
KELLER
KEYWELLINGTON
KLEUVEN
KEZIA
LENMARCK (Pai sociólogo)
LEE JUNFAN
MARCILENE (Esse é foda, kkk ♥)
MARLONE
MELRYLLYN
MELQUIZEDEC
NEUDER
NACIF
NAIRA
NADAB
NUILA
NEYZA
NERLLEM
ODENATO
ORIEL
OTHON
OZENEIDE
OZIELE
ORISMAR
RAWLISON
RUBIELLY
RITIELLY
RUTHLEIA
SANALTO
SAANA 
SUZIELLEN
SIDIVAN
SUZETE
SHEYZE
SHENYA (A princesa Guerreira)*
SYRLEIRE
SURIANNE THAYANNA
TAYRON (Quem é esse pokemon?..)
TREICY
THARLLYS
TAIGORO
UYARA
VELUMA
VENUCIA
VIRGILINO (E vai ser pro resto da vida...)
VAUDICLEIA
YAGMA
YRUENA (Quem é esse pokemon?..)²
ZAIRE

Às vezes somos um pouco criativos demais, mas pelo amor de Deus, não ponha nome no seu filho que você não gostaria que fosse o seu. Os colegas de sala não estão interessados se é estrangeiro ou não, eles só querem alguém para sacanear (seres das trevas), e as pessoas não vão deixar de rir ao ouvirem esses nomes nos listões de aprovados no vestibular, experiência própria.


Pois é pessoal, muito obrigada e voltem sempre!
Kisses
GabiAbbud

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MPB

Oiê pessoal... Bom dia, boa tarde, boa noite ou boa madrugada.

Estava eu aqui em minha residência, fazendo absolutamente nada, quando pensei: “Quando não se tem nada a fazer, qualquer coisa serve.” Ai eu lembrei do meu blog, querido blog, e pesquisei um assunto que seria interessante comentar por aqui: Musica Popular Brasileira (MPB), um gênero musical brasileiro que se iniciou a partir de 1966 com o declínio da Bossa Nova.
Influenciada pelo jazz norte-americano, a Bossa Nova deu novas marcas ao samba tradicional. O movimento Bossa Nova chegou ao fim na segunda metade da decada de 60, com uma nova geração de compositores.
O ‘Arrastão’ de Vinicius de Moraes, precursor da Bossa, foi a canção que marcou o início do MPB. Em 1965, a belíssima Elis Regina (sou muito fã dela) cantou ‘Arrastão’ no I Festival de Musica Popular Brasileira, a partir daí, novos artistas foram surgindo como Edu Lobo, Chico Buarque, Gilberto Gil e outros que apareciam com freqüência em festivais de música popular. Hoje muito bem sucedidos e famosos. A MPB abrange misturas de ritmos como o samba e o rock dando origem ao Samba-rock, musicas pop e samba.
Apesar de tudo, a MPB não deve ser confundida com Musica do Brasil, pois esta abrange vários gêneros de diferentes regiões brasileiras, como bossa nova, choro, frevo, forró e até mesmo a MPB

Para quem não sabe, sou uma grande fã da MPB (por incrível que pareça) e acho que seria interessante se houvesse o incentivo dos adultos para que as crianças pudessem desfrutar, também, desse saudável e magnífico estilo musical que temos.

E para concluir, uma música de Carlos Lyra que acho muito legal.

Influência do Jazz
 
Pobre samba meu
Foi se misturando se modernizando, e se perdeu
E o rebolado cadê?, não tem mais
Cadê o tal gingado que mexe com a gente
Coitado do meu samba mudou de repente
Influência do jazz

Quase que morreu
E acaba morrendo, está quase morrendo, não percebeu
Que o samba balança de um lado pro outro
O jazz é diferente, pra frente pra trás
E o samba meio morto ficou meio torto
Influência do jazz

No afro-cubano, vai complicando
Vai pelo cano, vai
Vai entortando, vai sem descanso
Vai, sai, cai... no balanço!

Pobre samba meu
Volta lá pro morro e pede socorro onde nasceu
Pra não ser um samba com notas demais
Não ser um samba torto pra frente pra trás
Vai ter que se virar pra poder se livrar
Da influência do jazz



É isso ai galera, espero que tenham gostado.
Muito obrigado e voltem sempre!
Kisses 
GabiAbbud

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.vagalume.com.br

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Falando na Gabi..

E aii pessoal...Bom dia, boa tarde, boa noite ou boa madrugada..
Esse primeiro post é pra falar um pouco sobre minha pessoa, Gabi Abbud =D, nada egocêntrica...
Bom, só pra deixar um pouco claro as coisas, esse blog não vai ser tão formal quanto deveria, o intuito aqui é entreter o público e passar experiências e assuntos interessantes, ou não. (marketing mode on)

Falando na Gabii.. Sou uma pessoa bem espontânea, divertida e as vezes meio chatinha. Mas quem não é?!
Começando minha história, nasci no Rio de Janeiro e vim para Belém do Pará no ano de 1999, eu tinha 8 anos *-*. Desde então moro com meu pai, irmã e cachorra, nessa cidade que particularmente não gosto, é quente, suja e barulhenta. Mas qual cidade não é?! Por isso morarei no Gliese 581g, planeta descoberto por cientistas que pode abrigar vida.(ÊÊÊ) E está a 190 trilhões de quilômetros da terra.(ÁÁÁ..). Aqui em Belém conheci amigos inesquecíveis e vivi muitas coisas boas e ruins.
Okay, vamos resumir um pouco, atualmente curso Design de Interiores no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará,(IFPA õ_o) um curso de três anos e meio onde conheci muitas pessoas marcantes também *-*. Participo do movimento escoteiro ativamente desde 2004 (muito tempo, não?!)
Futuramente pretendo cursar, biologia na Universidade Federal, se eu não mudar de idéia até lá... e morar em Joinville - SC ♥.  Quero comprar a minha moto e parar de andar de ônibus!(I Hate!!) ¬¬

Gosto muito de animes e mangás, mas não sou otaku!  Adoro ler, mas sou péssima para escrever, não gramaticalmente, claro. Amo livros e filmes de ficção, suspense e comédia. Não vivo sem música, principalmente meus rock's básicos *-*, mas também sou bastante tolerante nesse aspecto.
Segundo minha irmã, sou a TPM constante, se é que me entendem.. Posso jurar que é exagero da parte dela *assovia*. Na maioria das vezes sou uma pessoa educada, mas como todo mundo, tenho um calo que ninguém deve pisar.
Bom, 'resumidamente' essa é a Gabi que eu conheço.



Okay pessoal, sei que é um post meio fraquinho, mas vou melhorar. Juro!
Então muito obrigada e voltem sempre ;**


GabiAbbud