quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fanfiction

Olá pessoal..
Bom dia, boa tarde, boa noite ou boa madrugada..

Aqui neste post vamos ler um pouco sobre fanfictions, mas como não sou mestra nesse assunto, pedi a uma grande amiga minha que me ajudasse com ele =D.
Então aqui vai o texto, mantenha acesa a luz do quarto onde estiver e distância da tela. Obrigada, e boa leitura!


O que é Fanfic?

Muitas pessoas já ouviram falar em Fanfic, ou como são popularmente chamadas: Fics. Mas na verdade poucas são realmente aquelas que sabem o significado e a origem deste termo, o que ele denomina. E pra quem nunca ouviu falar ou não tem certeza, bem... Este é o lugar pra saber!
Fanfic é, para começo de conversa, uma abreviação do termo em inglês “Fan Fiction”, que significa uma ficção feita por fãs. Ou seja, costumam ser contos, romances, histórias escritas com base em uma obra oficial, como livros, filmes, histórias em quadrinhos, etc. Essas “fics” permitem ao fã de determinada obra recriar sua própria história, embasada ou nos personagens, ou no contexto, ou em algumas características da obra original, sem fazer parte necessariamente do enredo oficial.
Há quem escreva fanfic para ter o puro prazer de ver, na história, fatos ou acontecimentos que desejava ter visto na original, quer dizer, os fãs costumam realizar os seus desejos quanto à história, ou quando acham que algo poderia ter sido diferente, melhorado, misturado, mais emocionante, mais real, mais ilusório, etc. É uma liberdade que o fã de determinada obra possui para se sentir mais próximo e/ou satisfeito com a obra que gosta e admira. Entretanto, Fanfic não se resume apenas a isto.
Fanfics podem ser, também, grande forma de homenagem ao Autor legal das obras tão amadas mundo afora. Perceber que um livro, ou um filme, é tão bom a ponto de um fã disponibilizar tempo para se dedicar a uma fanfic deve ser uma grande honra ao escritor da original. Por outro lado, há quem usufrua das fanfics para que possa criticar ou defender pontos de vista divergentes da original, de forma pacífica.
Com o avançar desta “moda”, Fanfic se tornou popular na internet, apesar de ainda existir muitas dúvidas sobre o que seja isto. Hoje já existem sites que disponibilizam espaço para que os “autores de fanfic”, ou “ficwriter”, exponham suas histórias. Muitos desses sites são restritos a temas, como “Fanfics de mangá”, “Fanfics de Harry Portter”, “de Crepúsculo”, etc. Porém, há sites abertos onde a variedade se sobrepõe. Desta forma, os fãs de determinadas histórias alcançam um nível muito mais abrangente em contato com outros dos seus, podendo se relacionar uns com os outros e conhecer novas formas de reler a mesma obra, afinal, cada pessoa é capaz de fazer uma leitura diferente do mesmo produto.
“Além de sites dedicados à armazenagem de fanfics, com o desenvolvimento de ferramentas de publicação de texto mais práticas (como os blogs e fóruns) foi desenvolvida uma grande área de fanfics interativas, uma espécie de cruzamento entre este tipo de literatura e jogos de RPG. Os personagens destes são usualmente originais, seguindo uma história paralela a da obra original, tomando emprestadas algumas situações, seus e personagens e acompanhando sua cronologia. Cada autor/jogador controla um personagem e os rumos da história são discutidos em fóruns e e-mails”.
(Wikipedia).


Neste mundo das Fanfics já existem leis sobre direito autoral para os autores que criam personagens originais em suas fanfics, exceto nos casos onde os personagens já caíram em domínio público. Todavia, por ser grande o número de sites na internet com estes fins e os custos de um processo judicial ser alto, este tipo de criação literária é permitida por ser realmente criada pelo fã, exposta, sem a finalidade de obter lucros.
Existem diversos tipos de Fanfic. Conhecendo algumas delas:

Doujinshi

Trata-se de Fanfic japonesa, fundamentada nos mangás, escritos e desenhados por fãs destas séries, como se fosse uma fanzine de um mangá. O termo emana de Doujin ou grupo literário, que era a forma tradicional de produção, e Shi, que significa revista ou distribuição. Alguns podem considerar trabalhos de aficcionados (fanwork), para muitos são simplesmente publicações de mangá de pequena tiragem.

Mary Sue

Outro estilo é denominado Mary Sue, um formato mais piegas em forma de conto, romance ou novela, melodramática e apelativa. O nome do estilo é uma homenagem à Tenente Mary Sue, uma personagem de fanfics de Jornada das Estrelas dos anos 80 que definiu o arquétipo da personagem perfeita altamente idealizada.
Também são chamados Mary Sue (ou Gary Stu, na versão masculina) as fanfictions onde o personagem principal é praticamente onipresente, sendo completamente inatingível.
Cross Over
São Fanfics onde se misturam universos diferentes, como Naruto/Bleach, Crepúsculo/Harry Potter.
Darkfic
Fanfic abundante em cenas depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes. É são adversas às fanfics definidas pelo termo "waffy".
Deathfic
É basicamente onde os personagens principais morrem.
Saga
São fics com muitos capítulos, geralmente mais de 20/25.
Self Inserction
É quando o escritor participa da trama, interagindo com os personagens.
Fetichismo - Atração por peças de roupas, objetos ou determinadas partes do corpo.
POV
Point of View. É quando a fic é narrada em primeira pessoa. Ponto de vista do personagem principal. Quem narra é algum participante da história.
OC
"Original Character". É quando a fic possui algum personagem criado pelo autor da fanfic.
Side Storie
Fanfic (não necessariamente) curta que explica um fato ocorrido numa outra fic. Um tipo de "bônus". Um capítulo que não se encaixa no meio da história original. Geralmente é de um capítulo apenas.
What If
O que aconteceria se a história tomasse um rumo diferente. (Ex: Harry Potter voltar ao passado para salvar o mundo bruxo; Sasuke Uchiha descobrir que seu irmão é inocente, etc.).
Oneshot
Fanfic que contém somente um capítulo (one-shot: um-tiro (por ser uma leitura rápida), seja ele curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes.
Songfic
Quando a fanfic segue acompanhada da letra (e/ou tradução) da música, escolhida pelo autor, como trilha sonora. Geralmente seu gênero é drama e são Oneshots.
Longfic
Quando a história tem capitulos longo e geralmente a história tem muitas voltas.

Dentre diversos outros, há ainda gêneros como Lemon, Dark Lemon, Citrus, Lime, Hentai, etc. (Vale ressaltar que existem sim censuras para determinadas histórias, e os leitores devem ser alertados pelo site, pelos autores, antes dos capítulos).
De toda forma, Fanfic é um gênero literário que pode se tornar muito mais importante do que é hoje, da forma que vem caindo no gosto popular e virando mania, passa-tempo, gosto e prazer tanto para quem lê, quanto para quem escreve.
Eu me chamo Camila Guimarães e sou leitora e escritora de fanfics e originais, e gostaria de convidar você, que se interessou por este gênero novo, a conhecer um pouco deste mundo da Fanfic em:


Apareçam e espero que gostem!
Mila.




Pois é pessoal, como vocês viram, ela não se satisfez em fazer um simples texto, ela fez 'O Texto'!

Essa é a minha amiga Camila, estuda comigo, escreve magnificamente bem e, pra variar, participa de um site de fanfictions. Eu já li as fics dela e recomendo a vocês que leiam também, pois são muito boas!!
Obrigadão Camilinha, vou te chamar mais vezes pra me ajudar aqui.

Obrigado pessoal, espero que tenham gostado.

Abraços, GabiAbbud

Nenhum comentário:

Postar um comentário