sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MPB

Oiê pessoal... Bom dia, boa tarde, boa noite ou boa madrugada.

Estava eu aqui em minha residência, fazendo absolutamente nada, quando pensei: “Quando não se tem nada a fazer, qualquer coisa serve.” Ai eu lembrei do meu blog, querido blog, e pesquisei um assunto que seria interessante comentar por aqui: Musica Popular Brasileira (MPB), um gênero musical brasileiro que se iniciou a partir de 1966 com o declínio da Bossa Nova.
Influenciada pelo jazz norte-americano, a Bossa Nova deu novas marcas ao samba tradicional. O movimento Bossa Nova chegou ao fim na segunda metade da decada de 60, com uma nova geração de compositores.
O ‘Arrastão’ de Vinicius de Moraes, precursor da Bossa, foi a canção que marcou o início do MPB. Em 1965, a belíssima Elis Regina (sou muito fã dela) cantou ‘Arrastão’ no I Festival de Musica Popular Brasileira, a partir daí, novos artistas foram surgindo como Edu Lobo, Chico Buarque, Gilberto Gil e outros que apareciam com freqüência em festivais de música popular. Hoje muito bem sucedidos e famosos. A MPB abrange misturas de ritmos como o samba e o rock dando origem ao Samba-rock, musicas pop e samba.
Apesar de tudo, a MPB não deve ser confundida com Musica do Brasil, pois esta abrange vários gêneros de diferentes regiões brasileiras, como bossa nova, choro, frevo, forró e até mesmo a MPB

Para quem não sabe, sou uma grande fã da MPB (por incrível que pareça) e acho que seria interessante se houvesse o incentivo dos adultos para que as crianças pudessem desfrutar, também, desse saudável e magnífico estilo musical que temos.

E para concluir, uma música de Carlos Lyra que acho muito legal.

Influência do Jazz
 
Pobre samba meu
Foi se misturando se modernizando, e se perdeu
E o rebolado cadê?, não tem mais
Cadê o tal gingado que mexe com a gente
Coitado do meu samba mudou de repente
Influência do jazz

Quase que morreu
E acaba morrendo, está quase morrendo, não percebeu
Que o samba balança de um lado pro outro
O jazz é diferente, pra frente pra trás
E o samba meio morto ficou meio torto
Influência do jazz

No afro-cubano, vai complicando
Vai pelo cano, vai
Vai entortando, vai sem descanso
Vai, sai, cai... no balanço!

Pobre samba meu
Volta lá pro morro e pede socorro onde nasceu
Pra não ser um samba com notas demais
Não ser um samba torto pra frente pra trás
Vai ter que se virar pra poder se livrar
Da influência do jazz



É isso ai galera, espero que tenham gostado.
Muito obrigado e voltem sempre!
Kisses 
GabiAbbud

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.vagalume.com.br

Um comentário:

  1. Olá Gabriela,Adorei a sua ideia de que os pais incetivem seus filhos a ouvirem MPB,pois as nossas crianças e adolescentes estão se acostumando só a ouvir músicas americanas,o nosso famoso Rock(nada contra =D).
    Os brasileiros deviam dar mais valor ao que lhe pertecem,a nossa cultura,a nossa música...

    ResponderExcluir